Comissões
Composição da Diretoria
Palavra da Diretoria
Galeria de Presidentes
Histórico de Cubatão
Histórico da OAB
Galeria de Fotos
Assistência Judiciária
Direitos e Prerrogativas
Plantões e Triagem
Notícias
Cursos e Palestras
Estatudo da Advocacia
Artigos
Ouvidoria OAB Cubatão
Seguros
Links Úteis
Parceiros

HISTÓRICO DA OAB

 

A sede própria do Conselho (2000)

Desde a sua criação, a OAB foi adquirindo relevância devido à sua atuação política em defesa dos interesses e direitos da sociedade civil. Com isso, a entidade cresceu, não só em número de advogados credenciados, mas também em termos de espaço ocupado. Foi preciso, no decorrer do tempo, dispor de um local cada vez mais amplo. Uma entidade com expressivo poder de atuação no cotidiano brasileiro necessitava de uma sede própria, instalada em edifício exclusivo.

Placa da Sede AntigaO sonho começou a realizar-se em 1° de fevereiro de 1998. Neste dia, o Conselho Pleno autorizou o arquiteto Oscar Niemeyer a projetar um novo edifício para sediar o Conselho Federal, que começou a ser construído em dezembro de 1999, sob a presidência de Reginaldo Oscar de Castro. Na ocasião, também foi instituída comissão para acompanhar a construção de todo o prédio, formada pelos Conselheiros Amauri João Ferreira, Rubens Approbato Machado, atual presidente nacional da OAB e Luiz Antônio de Souza Basílio. 

Placa da Sede AntigaA sede própria, inaugurada em 12 de dezembro de 2000, é instalada ao lado do prédio que abrigou o Conselho desde 1990, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília e oferece melhores condições para os advogados. Possui 6.500 metros quadrados, excluídos os três subsolos de garagens e os quatro primeiros andares para funcionamento de auditório, salas do Pleno e das Câmaras. Conta, ainda, com espaço para sala de apoio aos advogados, Conselheiros federais e Conselheiros que vêm de fora, espaço para um auditório moderno, estúdio de TV, espaço cultural e uma biblioteca mais ampla. Para Reginaldo de Castro, "os advogados, em particular os de outros Estados, precisam de melhores condições de trabalho em Brasília e a Ordem deve oferecer melhores condições".

Placa da Sede AntigaO Conselho Federal inaugurou, em 26 de abril de 2001, o Espaço Cultural da OAB. Destinado a ser um local para divulgação da cultura, o espaço é aberto aos artistas, novos talentos e advogados que produzam arte em suas várias modalidades.

voltar

Rua Joaquim Miguel Couto, 106 - Cubatão/SP
Tel.: (13) 3361-7533 - E-mail: cubatao@oabsp.org.br